Eu gostaria de lhe mostrar como a esperança move o mundo, nossas ações são voltadas para a busca da felicidade através da esperança de acontecer algo ou continuar acontecendo.

Vou contar sobre mim para dar exemplos reais: hoje eu moro em São Paulo capital e vim de uma cidade muito pequena do interior de Minas Gerais chamada Leopoldina. Estou desde 2005 morando aqui e minha vida está estabelecida e provavelmente não voltarei mais a morar lá. Quando eu tinha 18 anos eu tinha o objetivo de fazer uma faculdade na esperança de ter um bom conhecimento, para assim conseguir trabalhar numa boa empresa com bom salário. Como na minha cidade só havia faculdade particular, minha família não tinha dinheiro para pagar, eu procurei emprego em Juiz de Fora – MG para poder morar lá e tentar entrar numa faculdade federal ou então ter dinheiro para pagar uma faculdade particular, não consegui emprego lá. Consegui um emprego em Leopoldina para dar aula de informática, mas o dinheiro não era suficiente para eu poder pagar uma faculdade. Mas eu não parei, eu queria algo a mais, eu tinha um grande sonho de poder trabalhar com computação gráfica 3D e continuei este sonho estudando pela internet que naquela época era discada, extremamente lenta, talvez se você tem mais de 30 anos deve lembrar disso. Qual era a grande esperança naquele momento? Era que alguém na internet visse o meu trabalho e contratasse como freelancer ou alguma empresa me contratasse, como queria muito trabalhar com isso, eu iria para qualquer cidade do país para viver o meu sonho.

Perceba que sempre tomamos atitudes baseado na esperança de conseguir alguma coisa, eu estudava freneticamente pela internet de madrugada para pagar menos pulsos de telefone, baixava documentos, arquivos, softwares, tudo para poder estudar computação gráfica 3D durante mais de 10 horas por dia e depois de um ano consegui um estágio em São Paulo, vim trabalhar numa pequena empresa e ganhava muito pouco. Já era um grande começo, eu tinha um emprego e agora próxima esperança era conseguir ter dinheiro suficiente para alugar um local decente, pois eu morava no trabalho e isso não era muito cômodo para mim, totalmente desconfortável, dormia no chão, não tinha estrutura nenhuma e assim a saúde foi perdendo ao longo dos primeiros meses. Trabalhei arduamente para poder crescer nessa área, fazendo portfólio melhor, melhorando meu currículo, para eu poder depois crescer em outras empresas que poderiam pagar mais, não vou contar detalhes, pois não é o caso neste artigo, mas o fato é que eu estudava muito mesmo diariamente até depois do trabalho e finais de semana, uma grande esperança de ter uma vida melhor.

Depois eu fui para uma outra empresa e comecei a ter um salário melhor, assim eu comprei meus primeiros móveis e consegui morar num lugar decente desta vez. Sempre com aquela esperança de ter uma vida mais segura, confortável e agora poder me divertir, porque a vida não é só trabalhar, ainda bem que consegui isso em poucos anos. Meu grande objetivo era ter o meu apartamento com conforto, eu consegui.

Também queria ter um carro, pois minha mãe e meu pai nunca tiveram, somente o meu avô e eu achava quando criança muito bacana poder dirigir vendo meu avô me levando para passear, e assim eu conquistei o meu primeiro carro e consegui levar os meus amigos e minha namorada para praia e isso me fez muito feliz naquele momento.

No momento que eu comecei a ter uma renda melhor eu comecei observar possibilidades de viajar para o exterior, que era também o meu sonho na época, e assim depois de três anos de trabalho começando do zero em São Paulo, eu conseguia fazer uma bela viagem para Europa, para muitas pessoas isso é muito normal, mas começar numa empresa pequena em São Paulo e depois crescer em várias outras empresas começando lá de baixo, sem família por perto, morando sozinho, para mim foi uma grande conquista, como eu disse, o que nos move é aquela grande esperança de realizar o nossos sonhos.

Qual seria o próximo objetivo?

Eu queria crescer ainda mais, procurei outros trabalhos que pudesse pagar mais e fazer maiores projetos, mas eu não conseguia, pode ser porque eu não tinha ainda portfólio suficiente ou uma grande experiência na carreira.

Percebi, que eu investindo naquela área, eu não conseguiria atingir os meus objetivos financeiros e um tipo de vida saudável que eu gostaria, porque trabalhar com publicidade era uma vida que não tinha hora, trabalhar todos os dias e na madrugada era muito comum, não quer dizer que hoje um empresário não faça isso, mas para minha empresa eu acho que é um patrimônio meu e eu faço isso com muito prazer hoje sem pensar duas vezes.

Agora eu queria mais, qual eram os próximos passos? E veio lá do fundo da minha mente, um desejo de adolescente, que era construir uma empresa, na esperança de ter uma vida ainda melhor, porque os gastos em São Paulo são muito altos para ter uma vida boa, não digo riqueza mas uma vida de classe média em São Paulo não é muito barato.

Veja que interessante, quando eu trabalhava com publicidade e eu não tinha tempo para nada, ainda assim eu fiz uma faculdade porque eu acreditava que isso poderia me trazer algo para o futuro e valeu muito a pena, apesar de eu ter estudado administração, que não usava naquele momento para a computação gráfica, hoje eu dependo totalmente deste conhecimento para funcionar a minha empresa.

Com aquela visão de ter uma vida mais saudável e com muito mais estrutura e recursos, iniciou-se a esperança de ter uma boa empresa lucrativa. E aí começaram os problemas, geralmente subestimamos as coisas que temos que fazer para atingirmos certos objetivos.

Comecei a estudar vendas, negociação, empreendedores, mentorias e com aquela base de administração feita na faculdade, eu iniciei o negócio que estou até hoje chamado Grupo Maximuns, comecei fazendo Coaching, era 2011, para pessoas a área de publicidade, depois eu fui ampliando para várias outras áreas, até atingir executivos e empresários, então comecei a dar treinamentos empresariais e depois consultoria empresarial.

Ao longo deste tempo, qual era o meu objetivo? Primeiramente era ter dinheiro suficiente para não trabalhar mais com computação gráfica, após esse objetivo alcançado, era estabilizar as contas da empresa, os relacionamentos empresariais e com os clientes, para ter uma vida empresarial e pessoal mais estável.

Note-se que sempre há uma esperança da próxima etapa. Quando você atingir um objetivo, pode querer outro imediatamente ou então neste processo de atingir uma etapa você já está pensando numa próxima muito distante.

Também temos objetivos a longo prazo, estes objetivos tem geralmente uma esperança emocional futura, o que quer dizer isso? Significa que ao longo de muitos anos você acredita que vai querer viver de uma certa maneira, ou seja, imagine que daqui a 10 anos você estará muito feliz vendo toda a estrutura que você criou ao seu redor que pode significar bens materiais e também sua família. Para atingir esse objetivo pode ser que você tenha que fazer diversas coisas neste momento, como por exemplo: ter mais conhecimento e estudo, Ter uma nova faculdade ou pós-graduação, ter novos parceiros de negócio, novas amizades, fazer novos negócios, criar um network melhor, melhorar o seu currículo, entre diversas coisas para seu futuro melhor, acreditando que naquele momento você vai se sentir feliz futuramente.

Assim que ocorre a esperança, nos movemos por ela, fazemos algo hoje, porque um dia queremos chegar até certo ponto. Acredito que isso é muito saudável, devemos partir para o nosso objetivo para viver intensamente, não fazer nada agora você decidiu não ter uma vida boa vida futura, você decidiu viver do acaso e mesmo que você não consiga completamente aquilo que desejou, planejar te dará muito mais resultado do que viver a vida sem nenhuma meta ou planejamento.

E olhando para o lado ainda maior, nós temos a esperança como brasileiros de viver num país muito melhor ao longo dos anos, deixarmos algo para nossos filhos e netos, deixar o nosso legado, a nossa marca registrada, neste país que precisa muito de melhorias. Devemos ter sim uma grande esperança de melhoria, não só para nossas vidas, mas também para os nossos vizinhos, o nosso bairro e mesmo que você tenha uma vida excepcional, pense que poderemos futuramente ter uma sociedade muito melhor, com melhores oportunidades, com mais educação, com mais saúde, com mais segurança, para assim podermos viver com paz, tranquilidade, abundância e progredir como está escrito em nossa bandeira: Ordem e Progresso.