Esta frase é dita por muitas pessoas que ministram palestras, treinamento e milhares de vídeo na internet você pode assistir estas bobagens e digo isso por experiências próprias e de clientes.

Acreditar em você não tem nenhuma relação com atingir algum objetivo ou conquistar sucesso. Acreditar em você não vai fazer você melhorar seu trabalho, fazer melhor um novo projeto, um novo processo, melhorar sua gestão, sua empresa, ter melhores relações com pessoas, atingir sucesso financeiro ou qualquer outra coisa.

Esta frase pode ser melhor convertida em: Continue tentando com novas estratégias e conhecimentos!

Ao longo de muitos anos para desenvolver minha empresa não acreditando em mim que ela foi se desenvolvendo, foi buscando conhecimentos, novas estratégias e tomando atitudes certas para poder crescer. O mais importante para o sucesso é que as ações que você acerta superam todas as ações erradas que você fez, ou seja, pode ser que você tomou 50 atitudes erradas mas se uma atitude superar todas essas, você terá sucesso.

Basicamente para dar certo alguma coisa eu acredito e observo nas histórias de meus clientes 3 coisas: conhecimento, estratégia e ação.
Um padrão que observo de empresários de sucesso que não estudaram muito (fizeram faculdade, cursos, etc) é porque houve em algum momento muita ação, erraram muito, bateram cabeça em todos aspectos do negócio mas por tanta insistência e errando menos cada vez mais conseguiram se desenvolver.

Por outro lado, interessante observar, que as pessoas que tem muito conhecimento e com baixa ação não chegam a lugar algum. O que adianta ter feito doutorado se você guarda ele para você? O que você faz com isso? Como você vende este conhecimento? Conheci pessoas brilhantes, com conhecimentos fenomenais que não sabem vender isso para a sociedade, tem crenças péssimos quanto a isso, é lamentável pois o mundo ganharia muito com estas mentes brilhantes de alto conhecimento.

Acredite em você! Acredite no seu pontencial! Um dia vai dar certo! É porque não chegou o momento certo! Se eu falar isso para algum cliente acredito que perco o contrato rapidamente porque isso não faz sentido lógico, só motivação não cresce empresa e ninguém. É importante ter algum motivo, propósito, para começar tomar atitudes, esta é a verdadeira motivação.

Outras pessoas têm ideias e estratégias mirabolantes, parecem que sabem de tudo, todos os passos, tudo que vai acontecer e visionários. Boas estratégias mas má execução talvez por pouco conhecimento. Percebeu a grande falha?

Em minha vida eu observo estes 3 pontos o tempo inteiro equilibrando-os para atingir meus objetivos.

– Se há muita ação sem conhecimento, vai ficar batendo cabeça durante anos para atingir seu objetivo, mas poderá conseguir pois cada vez vai errando menos.
– Se há muito conhecimento sem ação não realiza nada, o que adianta ficar estudando 20 anos se não colocou em prática tudo que aprendeu?
– Se há uma grande estratégia mas falta conhecimento ou ação, é um plano falho com falta de informações coerentes e sólida para executar com sucesso.

Interessante que observei em meus atendimentos com empresários é que todos, sem exceção, trava em algum ponto o crescimento da empresa por vários motivos como comentei acima. Meu trabalho é identificar onde está a falha e geralmente, no início do processo, me baseio nestes 3 pontos citados.

Agora parece que não faz muito sentido a frase: Acredite em você mesmo!