Coaching Liderança

Leardership coaching (Coaching de Liderança):

É um processo voltado para desenvolvimento da liderança que pode ser utilizado para o crescimento individual ou de um grupo de pessoas. O leadership coaching tem o objetivo de melhorar o desempenho dos líderes, aumentando o nível de resultados positivos do profissional, da empresa e dos negócios. Para tanto, utiliza técnicas, ferramentas e metodologias conduzidas por um profissional habilitado (o executive coach), que em parceria com o coachee (cliente), trabalha no aumento de performance do executivo. No cenário atual, em que o turbulento mundo dos negócios exige cada vez mais eficiência, os líderes precisam ampliar a visão para detectar tendências que levem a organização ao sucesso. Por isso, um treinamento focado na melhoria de desempenho do líder aumenta ainda mais a motivação e eficiência da equipe. O leadership coaching ajudará o coachee a:

  • Identificar seus pontos fortes e áreas que precisam de desenvolvimento
  • Dar e receber feedback construtivo
  • Identificar e criar planos de ação colaborativa para o futuro
  • Desenvolver um plano de sustentabilidade para assegurar a implantação bem-sucedida
  • Identificar os recursos que podem ajudar os membros de equipe em seu processo de aprendizadagem.

Successful leader

O leadership coaching converge para o desenvolvimento de habilidade específicas de liderança visando a criação e manutençao de um ambiente de excelência nos negócios. Isso porque o executive coach levará o coachee a ampliar suas áreas de atuação. E o líder então poderá:

  • Auxiliar a equipe a atingir seu potencial máximo.
  • Estimular sentimento de parceria e pertencimento entre colegas.
  • Motivar os funcionários estabelecendo confiança e comunicação.
  • Criar alinhamentos entre os objetivos organizacionais e pessoais.
  • Gerar resultados positivos por longo prazo.
  • Aprender novas habilidades e reconhecer que a liderança é um processo de aprendizagem.
  • Assumir as tarefas de definir metas visando a máxima performance.

O leadership coaching também auxilia o coachee a encontrar novas formas de interação com a equipe, de modo a levar cada um individualmente a realizar o seu potencial. Contribui, ainda, para efetivar a missão e os valores da empresa. Na prática, o executive coach trabalhará com o líder.

  • As habilidades de comunicação e de coaching
  • Liderança flexível
  • Transição para a liderança
  • Aplicação de pensamento estratégico
  • Qualidades de liderença
  • Construção de equipes de alta performance
  • Inovação e Mudança
  • Reforço na capacidade da escuta ativa
  • Construção de alianças e relacionamentos sólidos
  • Flexibilidade com outros líderes
  • Delegação de tarefas etc.

Outras atividades realizadas no leadership envolvem utilização de estratégia eficaz no desenvolvimento de negócios, coaching para performance, técnicas para resolução de problemas e tomada de decisão. Tanto os executivos como os líderes podem:

  • Manter o foco em metas, utilizar ao máximo os talentos e potencial da equipe, bem como lidar com estados emocionais e crenças autolimitantes.
  • Desenvolverem-se como líder coach, habilitando-se a oferecer coachingo informal e formal, elevando substancialmente os resultados da equipe.

 

First placeVocê sabe o que é uma ferramenta de Assessment?

É uma avaliação precisa para identificação de perfil comportamental de qualquer pessoa. Um instrumento valioso que permite ao indivíduo um profundo autoconhecimento e reflexão sobre seu estilo de ser e de agir, analisando os reflexos de sua postura dentro e fora do ambiente profissional.

Os resultados obtidos por essa ferramenta são mensuráveis e reúne informações imprescindíveis para a criação de um banco de talentos interno, por meio da análise de conhecimentos, habilidades, atitudes e potencialidade de desempenho de todos os funcionários.

Nós utilizamos a metodologia da Sociedade Brasileira de Coaching (SBCoaching®) que estabeleceu uma parceria exclusiva com a Worth Ethic Corporation, uma empresa renomada de Executive Coaching, fundada por dois aclamados autores de Harvard, Kate Ludeman, PhD, e Eddie Erlandson, MD.

A Abordagem sistemática e atual da empresa é a mais eficiente e comprovada no que se refere ao desenvolvimento de executivos e avaliação de liderança.

Diversos executivos e multinacionais já se beneficiaram com as ferramentas e soluções oferecidas pela Worth Ethic Corporation, entre eles Michael Dell, presidente e CEO da Dell, e mais de mil membros executivos da Microsoft.

O Alpha Analyst e o Alpha Coaching são especializações exclusivas em instrumentos de avaliação para o coaching (assessments comprovados cientificamente), desenvolvidos pela SBCoaching®, em parceria Worth Ethic Corporation.

O que o leadership coaching não é:

Não é terapia
Terapia trabalha com disfunções psicológicas e questões da vida. O leadership coaching trabalha com performance profissional e liderança. O coaching pode abordar questões pessoais e profissionais e o equilíbrio entre elas. No leadership coaching, porém, o foco é muito mais nos impactos profissionais e no desempenho no trabalho. Os executive coaches precisam estar cientes do limtes do coaching e encaminhar para terapia os indíviduos que possuem problemas pessoais.

Executive Coach Daniel Moreira

 

Não é “gerencialmento de performance”
Se o coaching faz parte do programa de “gerenciamento de performance”, então isto precisa ficar claro e transparente para todos os envolvidos. Todos precisam estar cientes de qualquer consequências e das regras de confidencialidade.

Não é simplesmente motivar e incentivar
O coach não é um animador de torcida. O coach trabalha a motivação “intrínseca” do coachee. Lida com o que realmente motiva ou o que é importante.

Não está fundamentado apenas no trabalho com as emoções
Se as emoções do coachee estiverem impactando negativamente sua performance no trabalho, então o coach pode trabalhar com o indivíduo para melhorar a gestão das emoções do profissional no local de trabalho. O foco principal, porém, é muito mais o desempenho do que os sentimentos/emoções.

Não é necessariamente corretivo
Os coaches assessoram líderes e a equipe tanto para desenvolvimento quanto para a performance atual.

O executive coach não é necessariamente um expert
O coach não precisa ser um expert em todas as áreas nas quais atua. Não é um conselheiro, consultor ou mentor.

Não é um processo onde o coach é o responsável pela vontade do coachee de aprender e mudar
A motivação e a responsabilidade final de mudar são do coachee. O papel do coach é trabalhar a motivação do indivíduo, facilitar e oferecer uma estrutura, apoiar e desafiar para o processo de mudança.

Não substitui o papel do gestor
Coaching é um que não substitui o gestor em suas atividades e responsabilidade de liderança.

Para refletir:
“Liderança é a habilidade de obter consenso e compromisso com objetivos comuns, além de exigências organizacionais, que são alcançados com a experiência de contribuição e satisfação.”
(James J.Cribbin, autor de Leadership: Strategies for Organizational Effectiveness)
“Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir os objetivos identificados como sendo para o bem comum.” (James C. Hunter – O Monge e O Executivo)
“Liderança é a capacidade de criar uma visão apaixonante, transformá-la em realidade e mantê-la por um longo período de tempo.” (Warren Bennis – psicólogo pioneiro no estudo de lidereaça)
“Liderança é o esforço para manter conscientemente uma influência especial dentro de um grupo, no sentido de levá-lo a atingir metas de benefício permanente que também supra as necessidades reais da equipe.”(John Edmund Haggai, fundador do Instituto Haggai Internacional)

Conheça nossos serviços:

Ligue para (11) 4506-3220 para agendar uma reunião ou deixe seu contato no formulário abaixo que entraremos em contato:

Formulário
  1. Nome (requerido)
  2. Email (requerido)
  3. Sua mensagem

* Required