Categorias
Uncategorized

Vida Pessoal X Profissional

Muitas pessas confundem estas duas áreas da vida e não conseguem ter harmonia entre elas. Hoje em dia as pessoas levam o trabalho para casa, estão na mesa com a família olhando email do trabalho, está sempre de “stand by” do trabalho nos finais de semana, estão sempre correndo para atender ao trabalho e a família etc.

Mas é possível viver bem nestas duas áreas? A resposta é clara e objetiva: Sim! As pessoas tem muitos projetos para o trabalho mas lhe pergunto: você tem um projeto para sua vida pessoal? Com a sua família? Parece até estranho perguntar isso para muitas pessoas mas deveria ter pois, da mesma maneira que os projetos profissionais te motivam a conquistar mais na profissão porque não teria também na vida pessoal?

Devemos entender que o trabalho é uma das áreas da nossa vida igualmente a vida pessoal. Se você negligenciar sua vida pessoal com certeza vai passar um tempo e esta área vai te pedir para você dar mais atenção para ela. Sabe quando você está trabalhando muitos dias seguidos e de repente vem aquela sensação que não está cuidando bem do seu companheiro(a)? Ou com os filhos. Do mesmo modo quando você está muito tempo com a família e os projetos profissionais vão ficando de lado e você sente que poderia estar melhor no trabalho?

É necessário haver um equilíbrio e este quem pode dizer melhor quanto tempo e dedicação em cada área é somente você. Ninguém pode definir para você o quanto você tem que se dedicar nestas duas áreas pois quem sente as consequências é você. Mas, há muitas pessoas que não sabe equilibrar estas duas áreas então algumas perguntas que podem te ajudar:

– Quais os projetos que eu tenho a longo prazo para as duas áreas?
– O que pode acontecer em cada área que poderá afetar o projeto da outra área?
– Qual o tempo ideal em cada área devo dedicar para que as duas melhorem juntos de uma forma saudável?
– Quais as atitudes devo tomar agora nas duas áreas para que não me arrependa depois?

Pense a longo prazo e depois subdivida as tarefas a curto prazo nas duas áreas. Tenha objetivos na sua família, será que você quer um filho ou dois bem cuidados? Um companheiro(a) feliz ao seu lado? E como será sua casa? Amigos estão próximos? E sua saúde como você vai se sentir?
Tenha projetos na vida profissional, onde você quer chegar na carreira? Quanto você quer ganhar? Quem você se espelha? O que aquela posição no trabalho trará para sua vida? Quais as etapas para o sucesso na profissão?

Você percebe assim que a vida é um conjunto de várias áreas e que devemos cuidar delas de forma geral, às vezes cuidamos de certa área mais mas, lembre-se, que a longo prazo se não cuidarmos de todas as áreas podem te chamar e perguntar: “você esqueceu de mim?